O que é Business Intelligence?

Business Intelligence – BI é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em Informação qualitativa e também, muito importante para as tomadas de decisões.

Na década de 90 surgiu o conceito e ele descreve as habilidades das corporações para resignar os dados e explorar informações e recursos financeiros em proveito dos diretores, os recursos para elaborar processos e rotinas estão normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada as informações e as tomadas de decisões.

As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas, podendo assim mais facilmente intrujar outros.

Onde implementar Business Intelligence?

A implementação de ferramentas voltadas a BI está direcionada basicamente aos indicadores internos de cada setor corporativo, seja ela, pequena, média ou grande. Imagine você olhando para os resultados da sua empresa como um todo, mas o que olhar?

Nós diríamos que se segmentarmos os processos, podemos conter resultados específicos, como: Margem de Contribuição, Pontos de Equilíbrio, Resultado Líquido, comprar Custos e Deduções com a movimentação efetiva e suas margens, entre outros indicadores, são informações como estas que dizem a você como estão indo seu negócio, ou seja, quanto mais você olhar para seus resultados mais assertiva será a sua decisão do que comprar, para vender, como controlar suas despesas, onde tenho maior lucratividade, que época do ano vender o modelo, marca de indiferente que for seu produto, inclusive qual produto devo retirar de minha prateleira por estar dando mais despesas do que de fato lucro.

Como utilizar Business Intelligence?

O Business Intelligence também está relacionado ao ERP (Enterprise Resource Planning), que representa os sistemas integrados de gestão  empresarial cuja função é registrar, documentar e processar todas as informações. Considero ERP a parte mais importante dentro de uma empresa, por que? Simples, é onde estão os lançamentos, os registros operacionais, é o conteúdo do seu negócio, se mantidas as informações coerentes e com

menor possibilidade de erros será sem dúvidas o passo mais importante dentro de cada setor organizacional, isso promoverá auxílio na redução de custos, na otimização do trabalho e principalmente na previsão de crescimento.

Etapas para construção:

– Partes interessadas: Análise hierárquica, setorizar a companhia e mostrar o que é de competência de cada responsável.

– Levantamento das necessidades informacionais: Onde estão as informações, servidor, bancos de dados, planilhas, etc.

– Mapeamento de dados: Estrutura de conexões, identação, carga de dados. Esses processos chamamos de ETL (Extract, Transform, Load), traduzindo seria a extração, transformação e carregamento dos dados.

– Construindo a solução: Layout e customização gráfica conforme a demanda e validação.

– Disponibilidade aos usuários: Quais informações estão disponíveis e quais usuários serão os responsáveis para mantê-las coerentes.

 

Entre em contato acessando o link abaixo:
https://dmsys.net.br/contato/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *